Governo já descobriu R$ 21 bilhões em recursos desviados

Governo inaugurou seu vigésimo sexto laboratório de TI para recuperação de recursos desviados nessa última sexta-feira (31), em Brasília
Governo inaugurou seu vigésimo sexto laboratório de TI para recuperação de recursos desviados nessa última sexta-feira (31), em Brasília

A tecnologia tem sido uma aliada das autoridades brasileiras no combate às organizações criminosas. O desempenho vem sendo positivo. Tanto que o governo inaugurou na sexta-feira (31/10), em Brasília, a vigésima sexta unidade da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia.

Os softwares instalados nesses centros contam com capacidade para analisar grandes volumes de informações rodam programas contra lavagem de dinheiro. A utilização desses programas permitiu a identificação de aproximadamente R$ 21,4 bilhões de recursos com indícios de ilicitude desde 2006.

“Esses laboratórios trazem ferramentas que permitem as autoridades, por meio dos dados já conhecidos, como quebra de sigilo bancário, fiscal ou qualquer dado, fazerem o cruzamento das informações, como a identificação e o bloqueio de recursos da organização criminosa”, comenta Ricardo Saad, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, à Agência Brasil.

Segundo ele, essa mudança na estratégia tem sido amplamente discutida e propagada em fóruns internacionais. “O combate ao crime organizado passa pela retirada da capacidade financeira das organizações. O fato é que antes desses laboratórios, as autoridades brasileiras tinham pouco conhecimento para fazer a análise de dados [financeiros]”, reconhece.

Para o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, os sistemas informatizados possibilitam geram informações mais precisas. “Na medida em que temos ferramentas que nos dão dados e geram relatórios de muitíssima precisão, a possibilidade de erro humano diminui e isso tem como resultado final a diminuição das possibilidades de impunidade e a anulação da investigação”, acrescenta.

*Com informações da Agência Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s