Parque estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer nos Campos Gerais

Localizado no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer em contato com a natureza.
Localizado no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer em contato com a natureza.

A Unidade de Conservação é uma das poucas reservas de cerrado existentes no Estado. Ao todo, o Paraná possui menos de 1% de seu território com remanescentes desse ecossistema, caracterizado por uma vegetação rasteira e de arbustos retorcidos.

Além da vegetação de cerrado, o parque tem atrativos como o cânion do Rio Jaguariaíva e a cachoeira do Ribeirão São Antônio, formações naturais em rochas areníticas.

O parque conta com atividades que envolvem educação ambiental, fiscalização e a realização de pesquisas científicas. “No parque temos atividades como ações de manejo do ambiente, manejo de exóticas e o recebimento de visitantes” explica Ângela.

ENERGIA SOLAR – O Parque Estadual do Cerrado é modelo de sustentabilidade ambiental. Gerenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), é o único Parque Estadual com aproveitamento da energia solar para todas as suas instalações.

Desde a sua implementação, em 2001, a Unidade de Conservação utiliza um sistema de energia solar com placas fotovoltaicas instaladas em locais estratégicos para receber os raios solares e transformá-los em energia elétrica.

A energia é captada em três instalações para atender iluminação das edificações do parque e aquecimento da água utilizada no alojamento dos pesquisadores e na casa do guarda-parque.

Para manter as atividades nos dias em que não há, a energia captada é armazenada com o auxilio de 30 baterias. Elas são capazes de alimentar o parque por aproximadamente cinco dias.

A utilização desse sistema atende uma necessidade local – por se tratar de um parque mais afastado da cidade – com o objetivo de se tornar um modelo totalmente sustentável. “Essa é a única Unidade de Conservação que foi implantada dentro de um conceito de sustentabilidade. No parque temos, além da energia sustentável, a própria construção e o tratamento de esgoto que atendem esse conceito”, explicou a gerente da Unidade de Conservação, Maria Ângela Dalcomune.

O Parque do Cerrado recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 16h30 horas. A Unidade de Conservação fica a aproximadamente a 12 quilômetros de Jaguariaíva. As visitas são monitoradas e o acesso é gratuito.

Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s