Detran cria ação educativa para reciclar atitudes negativas no trânsito

Qual atitude no trânsito te incomoda mais? Que hábito os motoristas da sua cidade têm e que você mudaria?
Qual atitude no trânsito te incomoda mais? Que hábito os motoristas da sua cidade têm e que você mudaria?

Já imaginou se existisse uma máquina que reciclasse os erros de direção e fizesse um trânsito melhor para todos? Pois ela existe! Pelo menos, no mundo virtual. Para comemorar o Dia Nacional do Motorista, celebrado nesta sexta-feira (27), e divulgar boas práticas de direção, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) disponibiliza o Ferro Velho de Velhas Atitudes.

O aplicativo para Facebook vai permitir que os internautas escolham as ações que consideram mais prejudiciais ao trânsito e compartilhem isto com amigos e seguidores. A ideia é divulgar as mensagens e mostrar que pequenas ações podem fazer a diferença.

“É uma ação educativa que usa as redes sociais para atingir um grande número de pessoas e mostrar que somos todos responsáveis por um trânsito mais seguro. Nem sempre nos damos conta que atitudes que consideramos simples e sem maiores consequências no trânsito causam transtornos para os demais e são responsáveis por acidentes”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Sotto Franco.

COMO FUNCIONA – Para usar o aplicativo o internauta deve estar conectado ao Facebook e acessar a página do Detran (www.facebook.com/DetranPR). Lá ele encontrará o espaço Trânsito Melhor. Na máquina de Ferro Velho estão disponíveis 50 atitudes que prejudicam o trânsito. Basta escolher uma delas, clicar na alavanca e mandar para a reciclagem.

A atitude escolhida e a mensagem educativa sobre os perigos daquela ação serão compartilhadas na página pessoal do usuário, que poderá marcar amigos e convida-los a participar.

No botão Ver Resultados é possível verificar quais atitudes as pessoas usaram o aplicativo mais querem mudar no trânsito de suas cidades.

MUDANÇA – No primeiro dia de funcionamento do aplicativo, a atitude mais criticada foi “Estacionar nas vagas exclusivas para idosos e pessoas com necessidades especiais”, com 25% dos compartilhamentos de internautas. Em seguida, aparece “Falta de tolerância”, com 16% dos cliques.

Outras atitudes que foram recicladas foram: Mudar de faixa sem dar sinal; Acelerar no sinal amarelo; Estacionar em locais e horários proibidos; Não respeitar os pedestres; Não dar preferência nas esquinas; Andar sobre as faixas ou no meio da rua; Faróis desligados quando chove; Abrir demais para fazer a curva; Atravessar fora da faixa de pedestres; e Dirigir em alta velocidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s