Maresia – Inimiga número um de seu computador

Mantenha ele sempre sorrindo.
Mantenha ele sempre sorrindo.

Morar na praia tem sua vantagens e, claro, desvantagens. Uma delas é a maresia, que destrói tudo que estiver ao seu alcance, principalmente eletro-eletrônicos, como nosso computador. Como solucionar isso? Resposta: não há solução! Mas é possível amenizar os efeitos da salinidade em sua máquina tomando alguns cuidados básicos.

Quando há uma oxidação no sistema, o computador pode apresentar mau contato nas placas e no módulo de memória. Isto pode ser percebido pelo usuário quando, por exemplo, o computador liga mas não inicializa, o monitor não apresenta nada em tela. A instabilidade no meio do funcionamento e o travamento também podem ser percebidos. Em alguns casos, o micro pode apresentar bips de erro, emitidos pela placa mãe.

O mais importante é fazer uma limpeza interna a cada 3 meses, principalmente para lubrificar os componentes internos com um bom anti-ferrugem. Lembrando que este procedimento deve ser executado por um bom profissional. Procure também deixar o PC ou notebook o mais longe possível das janelas, para evitar as correntes de ar.

Capas plásticas também são recomendadas quando não estiverem sendo utilizados. Por falar nisso, pesquisas apontam que computadores que ficam ligados 24 horas (não são desligados) tem uma vida útil 30% superior aos que são desligados constantemente. O estresse sobre os componentes é maior durante o momento de ligar o micro (pense em ser acordado num domingo às seis da manhã com um balde de água gelada). Neste caso, o cooler ligado evitará um pouco o acúmulo de salitre.

Atualmente estão surgindo produtos que prometem evitar este problema, mas pesquisando em fóruns da internet percebi que ainda não existe algo que realmente cumpra a promessa. Novas tecnologias são bem vindas, como gabinetes e peças de acrílico, já disponíveis. Quanto mais material não corrosivo, melhor.

Outra dica é colocar um saquinho com silica na partes traseira externa da CPU. Ele absorve a umidade e quem usa fala que chega a assustar, pois ele fica preto em pouco tempo, então deve-se trocar constantemente.

Enfim, temos que conviver com isso, e proteger ao máximo nossa máquina, seja ela o ganha-pão ou objeto de puro lazer. Se nada for feito, prepare-se para trocar seu computador a cada ano e meio, mais ou menos.

Tem alguma dica? O que você faz para conservar seu computador? Envie por email, eu atualizo esta matéria e você divide sua experiência com nossos leitores.

suporte.luidy@outlook.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s